Princípios terapêuticos decorrentes do enfoque psicológico tomista

Autores/as

  • Lamartine de Hollanda Cavalcanti Neto Instituto Filosófico Aristotélico-Tomista; Instituto De Anima

Palabras clave:

Psicologia Tomista, Psicoterapia, Psicopatologia

Resumen

Este trabalho toma como referência e desenvolve temas abordados em nossa tese de doutorado em bioética, na qual apresentamos a Psicologia Tomista com seus pressupostos, metodologia, conceitos básicos, estrutura teórica, aplicações e consequências em diversas áreas do conhecimento. No presente texto, após recordarmos brevemente alguns dos pressupostos teóricos do enfoque psicológico tomista, analisamos mais detidamente alguns de seus aportes referentes ao conceito de normalidade psíquica, à psicopatologia, ao psicodiagnóstico, aos princípios terapêuticos gerais e às linhas mestras psicoterapêuticas que os mencionados pressupostos permitem deduzir. Examinamos a seguir a cientificidade desse enfoque terapêutico e concluímos com considerações sobre sua utilidade clínica, bem como sobre a conveniência do aprofundamento dos estudos nesta área.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Lamartine de Hollanda Cavalcanti Neto, Instituto Filosófico Aristotélico-Tomista; Instituto De Anima

Médico psiquiatra, coordenador da disciplina de Psicologia no Instituto Filosófico Aristotélico-Tomista, diretor científico do Instituto De Anima, doutor em Bioética pelo Centro Universitário São Camilo e pós-doutorado em Filosofia pela Universidade Federal de São Paulo.

Publicado

2024-04-17

Cómo citar

Cavalcanti Neto, L. de H. (2024). Princípios terapêuticos decorrentes do enfoque psicológico tomista. Revista Sapientia, 20, 116–170. Recuperado a partir de https://revistasapientiapioxii.com.br/index.php/publicacao/article/view/37