A teoria neoescolástica do signo entre a lógica e a metafísica

Apontamentos epistemológicos sobre os significados jurídicos

Authors

  • Marcus Paulo Rycembel Boeira Universidade Federal do Rio Grande do Sul/Pontificia Università Gregoriana

Keywords:

Signo, Relação, Norma, ordem, enunciado

Abstract

O presente artigo visa demonstrar como a noção de verbo mental de Tomás de Aquino e a teoria do signo de João Poinsot e Domingo de Soto fornecem os pilares epistemológicos necessários para o entendimento lógico de dois postulados centrais do Direito: a norma jurídica e a ordem social. Buscamos, com isso, demonstrar que a norma e a ordem são signos e, como tais, feixes designativos com significados correspondentes. Especificamente, procuramos sondar as propriedades semânticas da norma jurídica em atinência ao seu campo de referência, a saber, a ordem social, tomando por base as concepções semióticas dos autores mencionados.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Marcus Paulo Rycembel Boeira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul/Pontificia Università Gregoriana

Professor-adjunto e pesquisador vinculado ao Departamento de Direito Público e Filosofia do Direito da Faculdade de Direito da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). Pós-doutorado em Filosofia na Pontificia Università Gregoriana, Roma (2020). Doutor e Mestre pela USP (Universidade de São Paulo). Membro da SIEPM (Société Internationale pour l'Étude de la Philosophie Médiévale) e da SBEFM (Sociedade Brasileira para o Estudo da Filosofia Medieval). Visiting Scholar na Facoltà di Filosofia da Pontificia Università Gregoriana em 2020. Pesquisador com foco em Filosofia do Direito, Lógica deôntica, história da Lógica modal e deôntica, Lógica jurídica e teoria da argumentação jurídica, escolástica ibérica e colonial dos séculos 16 e 17. Coordena um projeto de pesquisa voltado para investigação e levantamento de manuscritos de Lógica e Dialética constantes nos arquivos da Biblioteca Vaticana e no Archivio Storico da Pontificia Università Gregoriana (antiga Biblioteca do Collegio Romano). Membro permanente do Gruppo di Ricerca Filosofia Sociale (Pontificia Università Gregoriana, Roma). Líder do Grupo de Pesquisa - CNPq: Lógica Deôntica, Linguagem e Direito. Autor dos livros: (1) “A Escola de Salamanca e a Fundação Constitucional do Brasil”, publicado em 2018 pela editora da Unisinos; (2) “Temas de Lógica Deôntica e Filosofia do Direito: a linguagem normativa entre a escolástica iberoamericana e a filosofia analítica”, publicado em 2020 pela editora Lumen Juris; (3) “Modalidade e Probabilismo: lógica modal doxástica nos Livros III e IV do Thesaurus Indicus de Diego Avendao”, publicado em 2021 pela Editora Fundação Fênix; (4) “A Natureza da Democracia Constitucional”, publicado pela editora Juruá em 2011. Publicou inúmeros artigos científicos e capítulos de livros nas áreas da Lógica e da Filosofia do Direito, além de ter ministrado cursos e proferido palestras no Brasil e no exterior. Coordenador editorial da Coleção Salamanca da Editora Concreta, responsável pelas traduções para a língua portuguesa das obras Defensio Fidei Catholicae et Apostolicae adversus anglicanae sectae errores de Francisco Suarez e Relectio de Potestate Civili e Relectio De Indis, de Francisco de Vitória. Membro do Conselho Editorial da Revista Communio.

Published

2023-06-13

How to Cite

Rycembel Boeira, M. P. (2023). A teoria neoescolástica do signo entre a lógica e a metafísica: Apontamentos epistemológicos sobre os significados jurídicos. Revista Sapientia, 19, 83–126. Retrieved from https://revistasapientiapioxii.com.br/index.php/publicacao/article/view/16