Contribuições da filosofia aristotélico-tomista na compreensão da natureza humana

Autores

  • Paulo Roberto de Andrada Pacheco Centro Universitário Católico Ítalo-Brasileiro; Instituto de Psicologia Tomista
  • Vitória Favoretti Menguelli Centro Universitário do Espírito Santo; Instituto de Psicologia Tomista

Palavras-chave:

Filosofia Aristotélico-Tomista, Psicologia, Metafísica, Aristóteles, Santo Tomás de Aquino

Resumo

Este trabalho é uma pesquisa bibliográfica integrativa sobre as contribuições da Filosofia Aristotélico-Tomista na Psicologia, especialmente no modo de compreender a natureza humana e os sofrimentos que a acometem. Trata-se de uma pesquisa com foco na área da Psicologia como ciência e na sua construção de saberes no decorrer do tempo. A pesquisa tem como objetivo descrever as contribuições da Filosofia Aristotélico-Tomista na prática do psicólogo. O método da coleta de dados utilizado consiste na revisão integrativa de artigos científicos e livros dedicados ao tema. A análise dos dados foi feita de forma sistematizada mediante a leitura do material coletado, buscando selecionar as informações mais relevantes e categorizá-las. Foram analisadas 32 obras, tanto de caráter teórico, quanto de prático. Através da pesquisa foi possível concluir que a Filosofia Aristotélico-Tomista contribui para a compreensão da natureza humana, constituindo-se como fonte de saber antropológico, filosófico e metafísico. Ela proporciona uma perspectiva integral do ser humano, contribuindo para as áreas das ciências humanas, especialmente no campo da Psicologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Roberto de Andrada Pacheco, Centro Universitário Católico Ítalo-Brasileiro; Instituto de Psicologia Tomista

Graduado em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais, Doutor em Ciência, com ênfase em História das Idéias Psicológicas, na Universidade de São Paulo, com estágio de pesquisa na École des Hautes Études en Sciences Sociales (Paris/França); realizou pesquisa em nível de pós-doutorado junto ao Instituto de Estudos da Linguagem, da Universidade Estadual de Campinas. Professor Doutor da Pós-Graduação em Análise Existencial e Logoterapia Franklina, do Centro Universitário Católico Ítalo-Brasileiro e na Pós-Graduação em Psicologia Tomista, do Instituto de Psicologia Tomista.

Vitória Favoretti Menguelli, Centro Universitário do Espírito Santo; Instituto de Psicologia Tomista

Acadêmica do curso de Psicologia pelo Centro Universitário do Espírito Santo-UNESC. Pós-graduanda em Psicologia Tomista. Membro do Instituto de Psicologia Tomista.

Downloads

Publicado

2024-04-17

Como Citar

Pacheco, P. R. de A., & Menguelli, V. F. (2024). Contribuições da filosofia aristotélico-tomista na compreensão da natureza humana. Revista Sapientia, 20, 46–85. Recuperado de https://revistasapientiapioxii.com.br/index.php/publicacao/article/view/35