As três definições de alma segundo a psicologia de Aristóteles e Santo Tomás de Aquino

Autores

  • Willian Kalinowski Instituto de Psicologia Tomista; Universidade Federal de Pelotas; Escola São Francisco de Assis

Palavras-chave:

Alma, Vida, Movimento, Psicologia tomista, Intelecto

Resumo

Tendo como fundamento obras clássicas como o De Anima de Aristóteles, a Summa Theologiae e Questiones Disputatae de Anima de Santo Tomás de Aquino, nosso estudo busca resgatar a filosofia da alma, da vida - a verdadeira filosofia - que sustenta uma verdadeira “psicologia profunda”, ou seja, apresentaremos reflexões e algumas definições que vão levar o leitor e o estudante até a compreensão da natureza da alma humana. Ponto de partida para a psicologia, para a antropologia, para a pedagogia, etc. A partir da doutrina psicológica de Aristóteles e de Santo Tomás de Aquino, pretendemos apresentar as três definições que explicam o que significa a alma (Psyché-Anima). A principal intenção deste trabalho é mostrar a substancial importância da compreensão do quid (o que é) da alma para a compreensão da vida de modo geral, mas, sobretudo, da vida humana, pois, não há vida sem alma. Uma psicologia que não estuda a alma em suas profundezas filosóficas - também teológicas - não pode compreender o homem em sua verdadeira natureza. Pensar, querer, sentir, se locomover e apetecer, na ordem material ou na ordem espiritual, são operações que atestam a existência de um princípio substancial. Que princípio é esse? A alma.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Willian Kalinowski, Instituto de Psicologia Tomista; Universidade Federal de Pelotas; Escola São Francisco de Assis

Autor do livro "Sobre o intelecto e as virtudes intelectuais em Santo Tomás de Aquino"; Professor visitante na Faculdade Vicentina de Curitiba. Professor do Instituto de Psicologia Tomista (2023 -). Doutorando em filosofia na Universidade Federal de Pelotas (2022 - ); Mestre em Filosofia na Universidade Federal de Pelotas. (2020- 2021); Graduado em Filosofia pela Universidade Federal de Pelotas (2016-2019); Professor de cursos livres na escola São Francisco de Assis, em Pelotas, RS (2018 - 2022); Professor de curso on-line de filosofia (2020 - ); Fundador da Confraria São Tomás (2022 - ); Membro pesquisador da Sociedade Brasileira para o estudo da Filosofia Medieval; Pesquisador no Grupo de pesquisa (Santo Tomás de Aquino) cadastrado no Cnpq; Membro do grupo de estudos de Filosofia Medieval na Universidade Federal de Pelotas; Editor assistente da Revista Seara Filosófica (2022- 2023).Editor assistente da Revista Thomistica - Revista da Pós-graduação em Filosofia Tomista na Faculdade Vicentina. Membro do Conselho Científico do Instituto De anima (2023 -).

Downloads

Publicado

2024-04-17

Como Citar

Kalinowski, W. (2024). As três definições de alma segundo a psicologia de Aristóteles e Santo Tomás de Aquino. Revista Sapientia, 20, 171–208. Recuperado de https://revistasapientiapioxii.com.br/index.php/publicacao/article/view/38